7.º ANO
Aplicar o conceito de decomposição pela
atividade de fungos e bactérias, correlacionando a eventos práticos,
como apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos.
Associar os micro-organismos às situações
cotidianas, como produção de iogurte, vacina, antibióticos.
Compreender a ação dos estômatos no
processo de transpiração das plantas.
Correlacionar a capilaridade com o processo da
fotossíntese.
Correlacionar as atividades dos decompositores
à fotossíntese das plantas.
Correlacionar o aspecto da flor ao seu
possível polinizador.
Descrever o processo de polinização.
Estabelecer diferenças entre as duas divisões
botânicas – angiospermas e gimnospermas.
Identificar bactérias, protozoários e
fungos, segundo as suas características e atividades.
Interpretar dados relativos a características
fisiológicas e/ou anatômicas de seres vivos.
Reconhecer a função da flor nas
Angiospermas.
Reconhecer que as plantas, assim como os
demais seres vivos, também realizam a respiração.
Relacionar a estrutura e a função das
folhas, do caule e da raiz à realização da fotossíntese.
8.º ANO
Compreender que os leucócitos são células
que atuam na defesa do nosso corpo contra a ação de agentes
invasores.
Diferenciar os tipos sanguíneos do sistema
ABO e Fator Rh quanto às possibilidades de transfusões.
Distinguir a pequena circulação da grande
circulação, percebendo sua inter-relação.
Distinguir entre o caráter preventivo das
vacinas e o caráter curativo dos soros, nos mecanismos de defesa do
corpo humano.
Identificar a estrutura do sistema linfático
(vasos linfáticos e órgãos linfoides) e sua importância no
organismo humano.
Identificar as estruturas respiratórias e
seus movimentos.
Identificar os componentes do sistema
cardiovascular (coração e vasos sanguíneos), diferenciando-os
quanto a sua anatomia e funções.
Identificar os componentes figurados do sangue
e suas respectivas funções.
Identificar, em representações figurativas,
as estruturas que compõem o sistema respiratório.
Reconhecer a hematose como o mecanismo das
trocas gasosas nos pulmões.
Reconhecer as principais doenças do sistema
respiratório e suas manifestações no organismo
humano.
Reconhecer o efeito causado pelo HIV (vírus
da imunodeficiência humana) no sistema imunológico humano.
9.º ANO
Identificar vantagens e desvantagens dos
diferentes processos de geração de energia, diagnosticando
situações do cotidiano em que ocorrem desperdício de energia ou de
matéria, e propondo formas de minimizá-las.
Comparar diferentes recursos energéticos,
como petróleo, carvão e gás natural, em relação à biomassa,
origens e usos.
Identificar, em representações variadas,
fontes e transformações de energia que ocorrem em processos
naturais e tecnológicos.
Classificar as tecnologias do cotidiano que
utilizam eletricidade em função de seus usos e relacioná-las com
os respectivos consumos de energia.
Reconhecer e diferenciar energia potencial e
cinética.
Identificar as características da força como
grandeza vetorial.
Identificar ponto material ou móvel,
referencial, observador, estado de movimento ou de repouso como
objetos de estudo da física.
Reconhecer os movimentos retilíneos: uniforme
e uniformemente variado.
Estimar velocidades e deslocamentos em
situações apresentadas, utilizando linguagem descritiva algébrica
ou gráfica (caminhadas, ônibus, satélites etc.).
Identificar força enquanto ação externa
capaz de modificar o estado de repouso ou movimento dos corpos.
Calcular a soma de forças em situações
representadas, utilizando linguagem descritiva, algébrica ou gráfica
(caminhadas, ônibus, satélites etc.).
Reconhecer a 1ª Lei de Newton para
interpretar situações do cotidiano.
Compreender a Lei de Ação e Reação em
fenômenos, envolvendo equilíbrio e movimento de partículas.
Preciso de um laboratório para ver, olhar e enxergar tudo isso...um mundo minúsculo ao nosso redor convivendo em constantes transformações.
ResponderExcluirabrçs,