terça-feira, 6 de agosto de 2013

Descritores de Matemática - 3º bimestre


7.º ANO

 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.

 Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

 Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações de adição, de subtração, de multiplicação, de divisão e de potenciação.

 Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais de adição, de subtração, de multiplicação, de divisão e de potenciação.

 Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade, observada em sequências de números ou figuras (padrões).

 Identificar a localização de números racionais na reta numérica.

 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

 Identificar uma equação ou inequação de 1.º grau que expressa um problema.

 Reconhecer as diferentes representações de um número racional.

 Resolver problema com números racionais, envolvendo as operações de adição, de subtração, de multiplicação, de divisão e de potenciação.

 Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

 Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.

 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.

 Resolver problema que envolva porcentagem.

 Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.



8.º ANO

 Aplicar a fatoração de polinômios.

 Comparar e ordenar números racionais e irracionais.

 Identificar as situações em que são aplicáveis os produtos notáveis.

  Identificar posições relativas de uma reta e de uma circunferência.

 Obter a média aritmética simples, inclusive com arredondamento de números irracionais.

 Resolver inequação de 1.º grau.

 Resolver problema que envolva uma inequação de 1.º grau.



9.º ANO

 Aplicar as razões trigonométricas num triângulo retângulo para resolver problemas significativos.

 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. (Caderno de Férias)

 Determinar o zero de uma função. (Caderno de Férias)

 Efetuar cálculos que envolvam as propriedades da potenciação em situações-problema. (Caderno de Férias)

 Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais. (Caderno de Férias)

 Interpretar gráficos de uma função de 1.° grau.

 Reconhecer a sentença que define uma função.

 Reconhecer função como uma relação em que todo elemento do domínio tem apenas um correspondente. 

 Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas (triângulo, paralelogramo, trapézio ou losango).

 Resolver problema que envolva semelhança de polígonos. (Caderno de Férias)  Resolver problema que envolva uma função polinomial de 1.º grau. 

 Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. (Caderno de Férias)

 Resolver problemas que envolvam equação de 2.º grau.

 Utilizar a notação cientifica em situações-problema.(Caderno de Férias)

 Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário