EXERCÍCIOS
DE COESÃO TEXTUAL
1.
Nestas
questões, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por
ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de
relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos
de coesão adequados.
Modelo:
Os
alunos do GENTE estudarão mais nesse bimestre. Eles terão melhores
resultados.
Os
alunos do GENTE estudarão mais nesse bimestre, logo terão melhores
resultados.
a)
O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem
as chuvas, imediatamente brota a vegetação.
b) Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.
c)
Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca desoladora
assolou a região sul, principal celeiro do país.
d)
O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das
14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.
2.
Reescreva as suas respostas das questões acima, substituindo as
conjunções que você colocou por outra de mesmo sentido.
Modelo:
Os alunos do GENTE estudarão mais
nesse bimestre, logo terão melhores resultados.
Os
alunos do GENTE estudarão mais nesse bimestre, portanto
terão melhores resultados.
3.
Estas questões apresentam problemas de coesão por causa do mau uso
do conectivo, isto é, da palavra que estabelece a conexão. A
palavra ou expressão conectiva inadequada vem em destaque. Procure
descobrir a razão dessa impropriedade de uso e substituir a forma
errada pela correta.
Modelo:
Parei de assistir à novela,
mas essa novela
estava chata.
Parei
de assistir à novela porque
essa novela estava
chata.
a)
Em São Paulo já não chove há mais de dois meses, ainda que
já se pense em racionamento de água e energia elétrica.
b) Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, mas o estado do gramado do Maracanã está em péssimas condições.
4.
Faça o que for necessário para evitar a ambiguidade e/ou a
incoerência dos períodos a seguir.
Modelo: O João adora a sua mãe.
O
João adora a mãe dele.
a)
Desde os quatro anos minha mãe me ensinava a ler e escrever.
b) Depois da consulta o ginecologista lhe disse que estava esperando um bebê.
c)
Para não ser atacado, o cão teve que ficar preso.
d)
Durante o noivado, Joana pediu que Eduardo se casasse com ela várias
vezes.
a) Na primeira frase, qual o elemento de coesão textual que retoma as palavras Olinda e Recife presentes no título?
b) Identifique a conjunção que liga a segunda frase à primeira e substitua essa conjunção por outra de mesmo sentido?
c) Identifique a que palavra se refere o pronome lhe em “Foi capital da província até Recife roubar-lhe o posto, em 1827.”
5.
Com base no texto abaixo, responda às questões que o seguem:
As
duas princesas
Olinda
e Recife
Elas
são como duas lindas irmãs que cresceram brigando para ver quem era
a mais formosa. No entanto, aprenderam a conviver em harmonia. Olinda
fica no litoral norte e é Patrimônio Cultural da Humanidade.
Recife, no sul, orgulha-se de ser a capital do estado e de possuir
uma das praias urbanas mais limpas, bonitas e badaladas do país: a
de Boa Viagem. A rixa é antiga. Fundada pelo almofadinha português
Duarte Coelho (não se sabe ao certo se em 1535 ou dois anos mais
tarde), Olinda já era cosmopolita numa época em que São Paulo e
Rio de Janeiro não passavam de modestos vilarejos. Foi capital da
província até Recife roubar-lhe o posto, em 1827.
Revista
Viagem e Turismo, agosto de 2001, pág. 54.
a) Na primeira frase, qual o elemento de coesão textual que retoma as palavras Olinda e Recife presentes no título?
b) Identifique a conjunção que liga a segunda frase à primeira e substitua essa conjunção por outra de mesmo sentido?
c) Identifique a que palavra se refere o pronome lhe em “Foi capital da província até Recife roubar-lhe o posto, em 1827.”
como ver as respostas
ResponderExcluir