terça-feira, 6 de agosto de 2013

Descritores de Ciências - 3º bimestre


7.º ANO

 Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e bactérias, correlacionando a eventos práticos, como apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos.

 Associar os micro-organismos às situações cotidianas, como produção de iogurte, vacina, antibióticos.

 Compreender a ação dos estômatos no processo de transpiração das plantas.

 Correlacionar a capilaridade com o processo da fotossíntese.

 Correlacionar as atividades dos decompositores à fotossíntese das plantas.

 Correlacionar o aspecto da flor ao seu possível polinizador.

 Descrever o processo de polinização.

 Estabelecer diferenças entre as duas divisões botânicas – angiospermas e gimnospermas.

 Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades.

 Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas de seres vivos.

 Reconhecer a função da flor nas Angiospermas.

 Reconhecer que as plantas, assim como os demais seres vivos, também realizam a respiração.

 Relacionar a estrutura e a função das folhas, do caule e da raiz à realização da fotossíntese.

 

8.º ANO

 Compreender que os leucócitos são células que atuam na defesa do nosso corpo contra a ação de agentes invasores. 

 Diferenciar os tipos sanguíneos do sistema ABO e Fator Rh quanto às possibilidades de transfusões.  

 Distinguir a pequena circulação da grande circulação, percebendo sua inter-relação. 

 Distinguir entre o caráter preventivo das vacinas e o caráter curativo dos soros, nos mecanismos de defesa do corpo humano.

 Identificar a estrutura do sistema linfático (vasos linfáticos e órgãos linfoides) e sua importância no organismo humano. 

 Identificar as estruturas respiratórias e seus movimentos.

 Identificar os componentes do sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos), diferenciando-os quanto a sua anatomia e funções. 

 Identificar os componentes figurados do sangue e suas respectivas funções. 

 Identificar, em representações figurativas, as estruturas que compõem o sistema respiratório.

 Reconhecer a hematose como o mecanismo das trocas gasosas nos pulmões.

 Reconhecer as principais doenças do sistema respiratório e  suas   manifestações no organismo humano.

 Reconhecer o efeito causado pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana) no sistema imunológico humano.


9.º ANO 

 Identificar vantagens e desvantagens dos diferentes processos de geração de energia, diagnosticando situações do cotidiano em que ocorrem desperdício de energia ou de matéria,  e propondo formas de minimizá-las.

 Comparar diferentes recursos energéticos, como petróleo, carvão e gás natural, em relação à biomassa, origens e usos.

 Identificar, em representações variadas, fontes e transformações de energia que ocorrem em processos naturais e tecnológicos.

 Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade em função de seus usos e relacioná-las com os respectivos consumos de energia.

 Reconhecer e diferenciar energia potencial e cinética.

 Identificar as características da força como grandeza vetorial.

 Identificar ponto material ou móvel, referencial, observador, estado de movimento ou de repouso como objetos de estudo da física.

 Reconhecer os movimentos retilíneos: uniforme e uniformemente variado. 

 Estimar velocidades e deslocamentos em situações apresentadas, utilizando linguagem descritiva algébrica ou gráfica (caminhadas, ônibus, satélites etc.).

 Identificar força enquanto ação externa capaz de modificar o estado de repouso ou movimento dos corpos. 

 Calcular a soma de forças em situações representadas, utilizando linguagem descritiva, algébrica ou gráfica (caminhadas, ônibus, satélites etc.).

 Reconhecer a 1ª Lei de Newton para interpretar situações do cotidiano.

 Compreender a Lei de Ação e Reação em fenômenos, envolvendo equilíbrio e movimento de partículas. 









Um comentário:

  1. Preciso de um laboratório para ver, olhar e enxergar tudo isso...um mundo minúsculo ao nosso redor convivendo em constantes transformações.

    abrçs,

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