quarta-feira, 24 de abril de 2013

Criação de um jornal escolar

                                PASSO A PASSO PARA O JORNAL ESCOLAR 

Recomendação preliminar
O jornal escolar não é apenas um fazer e a leitura desse texto ajudará a construir uma reflexão sobre a ferramenta.  Vários dos itens que seguem abaixo são abordados com mais detalhes nesse material.
1. Escolher o nome 
Escolher o nome do jornal é uma atividade de grande potencial mobilizador e um passo importantíssimo para a implantação do jornal na escola. Nomear um jornal é dar-lhe vida! O ideal é que se procure a forma mais participativa de escolha, integrando toda a comunidade escolar. 
                                                                    Dicas 
. A partir do debate coletivo, cada sala propõe um nome. Após esse momento, organiza-se uma votação final com a participação de todos os alunos.   

. Uma alternativa é que os nomes sejam escolhidos por uma assembleia de representantes das salas que participam do jornal (votação restrita).  
. Outra possibilidade é a coleta de sugestões em uma urna. Depois de um período determinado, uma comissão formada por professores e alunos elege o nome mais indicado.  
. Escolhido o nome, pode-se fazer um concurso para escolher o cabeçalho do jornal.

2. Produzir e revisar os textos 
O ideal é que o jornal escolar não seja uma atividade paralela. Não se escreve por causa do jornal. A escrita é, ou deveria ser, uma atividade corriqueira na escola. A única diferença é que os textos, com a ajuda do jornal, vão circular socialmente. A escrita ganha um novo sentido.
Uma recomendação importante é que os textos sejam revisados junto com os alunos, para que eles não sejam expostos publicamente em suas dificuldades de escrita (ver o material conceitual que recomendamos na recomendação preliminar).

3. Selecionar os textos 
Para concluir o jornal, é necessário que cada professor selecione os textos e desenhos de sua sala junto com os alunos e os entregue ao coordenador do jornal. Vale dizer que a seleção coletiva, feita em sala com os próprios alunos/autores, é um estímulo à cidadania e confere mais legitimidade às produções selecionadas (ver o material conceitual que recomendamos).

4. Diagramar o jornal 
A diagramação consiste na distribuição dos textos e desenhos no jornal, organizando o conteúdo de acordo com o espaço disponível. Ela é feita no computador, com o auxilio de programas específicos. O coordenador do jornal pode escolher as matérias e desenhos para cada página e repassar a diagramação para alguém mais familiarizado com a informática, ou realizar ele mesmo a tarefa.

5. Imprimir o jornal. 
O financiamento é a principal questão prática a resolver no início, pois não adianta produzir e depois não poder imprimir.  A regra é: quanto menor for o custo, mais fácil será financiar o jornal. Por isso, a boa estratégia é ir do menor ao maior. Comece com um jornal pequeno, em preto e branco, focando na qualidade do processo pedagógico. Há sempre tempo para crescer.

6. Distribuir o jornal 
Chegou o grande dia, é hora de festejar! Recomenda-se que a escola promova um evento com a comunidade e os pais dos alunos para marcar o lançamento do primeiro número do jornal. Também pode se aproveitar de um evento já previsto no calendário escolar para a distribuição do jornal, como, por exemplo, a semana da leitura.

7. Uso do jornal em sala de aula 
Depois de impresso o jornal vira um material didático. Com ele é possível realizar exercícios de leitura, de reescrita, gincanas e debates sobre os conteúdos. Os mais pequenos poderão até colorir os desenhos publicados no jornal.

3 comentários:

  1. Sensacional!!!
    A criação de um jornal é necessário para informarmos e formarmos nossas opiniões.
    É um espaço democrático que deve visar a liberdade de expressão, de ideias, de perguntas e respostas e,sobretudo, garantindo um espaço reflexivo.

    abrçs,

    Prof. Wagner Pinheiro

    ResponderExcluir
  2. Ajudou de verdade!!! Na minha escola vai ter um jornal, eu faço parte dele. A personalidade desse jornal não tem nada disso. Mais mesmo assim ajudou, com todas as minhas pesquisas o jornal vai ficar uma arraso!!! Um beiojo e mil abraços.

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou bastante! Pois estou criando um "Jornal Escolar" na escola que trabalho, com as turmas do Ensino Fundamental I. Seguindo esses passos. estou me saindo muito bem com minhas turmas.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir