segunda-feira, 8 de abril de 2013





LÍNGUA PORTUGUESA


Leia o texto abaixo para responder às questões de I a V


Texto I

O planeta gota



A terra tem muita água, mas só uma ínfima parte é própria para consumo.

O desafio é como usá-la para que não falte no futuro próximo.



A água cobre 70% da superfície da Terra. Apesar da abundância, ela está cada vez mais rara e cara. Estima-se que 1 bilhão de pessoas não tenham acesso a uma fonte limpa para beber. De acordo com cálculos da ONU, esse número deve dobrar nos próximos quinze anos. Os especialistas chamam a situação de crise da água. De todas as crises, é a mais dramática e universal que a humanidade pode enfrentar. Não é possível solucionar o problema das torneiras secas com incentivos fiscais ou manobras cambiais, como se faz numa crise econômica. Tampouco existe produto alternativo que substitua a água, como ocorre com o petróleo. Esse líquido incolor, inodoro e insosso é essencial para a sobrevivência humana e, ao contrário do vinho, se torna mais precioso quanto menos cor, cheiro e sabor tiver.

A crise tem características peculiares. Antes de tudo, a água da Terra não vai acabar. Estima-se que, circulando por rios, mares, lagos, pântanos e nuvens, o planeta acumule 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água. Esse líquido evapora dos mares e transpira da vegetação, cai na forma de chuva e retorna para depósitos subterrâneos, rios e oceanos, de onde tudo recomeça com a evaporação. O ciclo hídrico, cujos mistérios os cientistas ainda não desvendaram inteiramente, é uma garantia de renovação. O problema é que a água doce, aquela apropriada para o consumo humano, corresponde a apenas 2,5% do total. A crise seria menos alarmante caso a água estivesse distribuída de maneira equilibrada pelo globo. Não é o que acontece. Vários países nadam na abundância hídrica. O Brasil, felizmente, é um deles. Outros, especialmente na África e no Oriente Médio, não dispõem de recursos hídricos para abastecer sua população com o mínimo necessário, que varia de 20 a 50 litros diários por pessoa.

(Revista Veja – 22 de dezembro, 2010-com adaptações)




Questão 01

De acordo com o texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:



( ) A água é distribuída de maneira equilibrada pelo globo terrestre.

( ) A água está cada vez mais rara e cara.

( ) A água é essencial para a sobrevivência humana.



A sequência está correta em:

(A) V, F, V

(B) F, V, F

(C) F, V, V

(D) V, V, V

(E) F, F, V



Questão 02

Infere-se do texto sobre a água:



(A) A água da Terra vai acabar.

(B) A água doce, apropriada para o consumo humano, é uma abundância hídrica no continente Africano.

(C) É um líquido incolor, inodoro, insosso e essencial para a sobrevivência humana.

(D) Não é rara.

(E) Há produtos alternativos que substituem a água.



Questão 03

De acordo com o texto, analise:



I. Muitas pessoas não têm acesso a uma fonte limpa de água para beber.

II. O Brasil possui abundância hídrica.

III. A água se torna mais preciosa quanto menos cor, cheiro e sabor tiver.

IV. A África e o Oriente Médio não dispõem de recursos hídricos para abastecer sua população

com água própria para consumo.



Estão corretas apenas as afirmativas:



A) III, IV

B) II, III, IV

C) I, II

D) I, II, III

E) I, II, III, IV



Questão 04

Em “A crise tem características peculiares.” a palavra destacada apresenta como significado correto:



(A) Conhecedor das coisas divinas e humanas.

(B) Exorbitantes.

(C) Desarranjadas, transtornadas.

(D) Ameaçadoras.

(E) Que é atributo particular duma pessoa ou coisa.



Questão 05

Em todas as frases a seguir, transcritas do texto, as formas verbais estão flexionadas no mesmo tempo, EXCETO:



(A) “Os especialistas chamam a situação de crise da água.”

(B) “A crise tem características peculiares.”

(C) “A crise seria menos alarmante...”

(D) “A água cobre 70% da superfície da terra.”

(E) “Tampouco existe produto alternativo que substitua a água...”



Questão 06

Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços em branco: “É preciso que _______ novidades interessantes que _____ e ______ ao mesmo tempo”.



(A) surjam – divertem – instruam;

(B) surjam – divirtam – instruam;

(C) surjam – divirtam – instruem;

(D) surgem – divertem – instruem;

(E) surgem – divirtam – instruam.



Questão 07

Considere as frases:



1) “Eles querem que nós (fazer) o trabalho”.

2) “Fazemos esforços para que todos (caber) na sala”.



Flexionando corretamente os verbos indicados, teremos:



(A) façamos – cabem;

(B) fazemos – caibam;

(C) fazemos – coubessem;

(D) façamos – caberem;

(E) façamos – caibam.



Questão 08

A frase “Procure compreender seus pais” está na 3ª pessoa do singular. Passando-a para a 2ª pessoa do singular, teremos:



(A) procuras compreender vossos pais;

(B) procurai compreender teus pais;

(C) procura compreender seus pais;

(D) procura compreender teus pais;

(E) N.R.A.



Questão 09

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo. Observe que na primeira lacuna a forma verbal é do imperativo afirmativo e, na segunda, a forma verbal é do imperativo negativo. Além disso, note que é a forma verbal “Vencerás” que determina a pessoa gramatical a ser usada nas duas formas do imperativo.



“ ________, não _________ e vencerás”



(A) lute – desista;

(B) lutai – desisti;

(C) luta – desistas;

(D) lutas – desiste;

(E) lutai – desista.



Questão 10

Observando a correlação temporal entre a forma verbal destacada na frase e a forma Verbal que você irá colocar no espaço, complete as frases abaixo:



A - teremos amigos quando nós _______ ricos (ficar)

B - teríamos amigos, se nós __________ ricos (ficar)

C - tínhamos amigos quando nós ________ ricos (ser)

D - tivemos amigos quando nós _________ ricos (ser)

E - temos amigos enquanto __________ ricos (ser)



(A) ficamos – ficássemos – seremos – seremos – somos;

(B) ficamos – ficarmos – fomos – somos – fomos;

(C) fiquemos – ficássemos – éramos – somos – somos;

(D) ficarmos – ficamos – somos – fumos – somos;

(E) ficarmos – ficássemos – éramos – fomos – somos.



Texto I


A FLORESTA DO CONTRÁRIO



Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto. E poluição também. Mas nesta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram

chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram expulsar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi assim que terminou o

seu relato, o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado outra florzinha, era melhor não atrapalhar.

(Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)




Texto II


CIMENTO ARMADO



Batem estacas no terreno morto.

No terreno morto surge vida nova.

As goiabeiras do velho parque

E os roseirais, abandonados,

Serão cortados

E derrubados.

Um prédio novo de dez andares,

Frio e cinzento,

Terá seu corpo de cimento armado

Enraizado no velho parque

De goiabeiras

De roseirais.

Batem estacas no terreno morto.

Século vinte...

Vida de aço...

Cimento armado!

Batem estacas

No prédio novo de dez andares,

Terraços tristes

Pássaros presos,

Rosas suspensas

Flores da vida,

Rosas de dor

(Paulo Bonfim. In: Alda Beraldo. Trabalhando com poesia. São Paulo: Ática, 1990. v. 2, p. 81.)



Questão 11

Assinale a opção correta.

Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:



(A) A poluição do planeta.

(B) A preservação dos recursos naturais.

(C) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.

(D) A preocupação do homem com a natureza.

(E) Nenhuma das alternativas anteriores.



Questão 12

Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:


(A) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.

(B) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.

(C) tanto no primeiro quanto no segundo texto a natureza recuperou seu espaço.

(D) em ambos os textos a natureza perdeu espaço devido à ação humana.

(E) todas as alternativas estão corretas.



Questão 13

Marque a alternativa incorreta em relação aos textos.

 
(A) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza.

(B) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore

(C) Os pássaros do texto II são tão felizes quanto os pássaros do texto I.

(D) No texto II as goiabeiras e os roseirais foram destruídos para a construção do prédio.

(E) Todas as alternativas estão corretas.



Questão 14

Em relação à estrutura dos textos podemos afirmar que:



(A) ambos são escritos em versos.

(B) ambos são escritos em prosa.

(C) o texto I é composto por versos e o segundo em prosa.

(D) o texto II é escrito em versos e o texto I em prosa.

(E) Todas as alternativas estão incorretas.



A BIODIVERSIDADE



Toda nação possui três formas de riqueza: material, cultural e biológica. As duas primeiras são bem compreendidas, pois fazem parte de nossa vida cotidiana. O problema da biodiversidade consiste no fato de a riqueza biológica ser levada muito pouco a sério. Mas, o que seria biodiversidade? A palavra biodiversidade, que tem um amplo significado, vem sendo muito utilizada tanto nos meios científicos como no cotidiano dos meios de comunicação, serve tanto para tratar da variabilidade genética (diferença existente entre indivíduos da mesma espécie quanto a características específicas, como a cor dos olhos) como da diversidade biológica (número de espécies) e dos processos ecológicos (por exemplo, quanto se está absorvendo de energia por espécie) existentes em algum local. Bom, mas por que ela é importante? A diversidade é uma fonte potencial de imensas riquezas materiais ainda não exploradas, seja sob a forma de alimentos, medicamentos ou bem-estar. A fauna e a flora também são parte do patrimônio de uma nação, produto de milhões de anos de evolução concentrada naquele local e momento e, portanto, tão merecedora da atenção nacional quanto as particularidades da língua e da cultura. E nós podemos usá-la? A conservação da biodiversidade é hoje discutida por cientistas, políticos e simpatizantes da questão ambiental, como forma de assegurar o uso, pelo ser humano, dos benefícios atuais e futuros deste recurso, como os produtos farmacêuticos e industriais. O Brasil possui esta diversidade? A região tropical, localizada entre os Trópicos de Capricórnio e de Câncer, é rica em número de espécies, principalmente as florestas úmidas brasileiras, as quais possuem a maior biodiversidade conhecida e ainda a ser descoberta do planeta, sendo declarada pela ONU como uma das áreas emergenciais para a conservação. Uma reflexão: "Será que temos o direito de destruir estas formas de vida que ainda nem sequer conhecemos, e que podem até salvar nossas vidas? E as espécies que não nos ajudam, devem desaparecer?"

Texto: MSc. Alexandre Schiavetti



Questão 15

Marque a opção correta:


(A) Os bens naturais não devem ser usados pelo homem, visto que os mesmos os tem destruído.

(B) Os bens naturais devem ser usados parcialmente. Alguns devem ser evitados.

(C) Todos os bens devem ser “explorados” pelo ser humano, desde que se tenha cautela.

(D) Todos os bens naturais podem ser usados da forma que o homem achar prudente, pois eles facilmente se renovarão.

(E) As riquezas são muito bem exploradas e cautelosamente estudadas.



Questão 16

Indique o termo a que se refere a concordância feita na passagem a seguir:



"A região tropical, localizada entre os Trópicos de Capricórnio e de Câncer, é rica em número de espécies, principalmente as florestas úmidas brasileiras, as quais possuem a maior biodiversidade conhecida e ainda a ser descoberta do planeta, sendo declarada pela ONU como uma das áreas emergenciais para a conservação.”


(A) As florestas úmidas

(B) As florestas úmidas brasileiras

(C) Florestas

(D) A região tropical

(E) Áreas emergenciais
 
Questão 17
Marque a alternativa incorreta acerca da imagem abaixo:
 
(A) O homem é o centro do universo.
(B) O ser humano domina o planeta.
(C) Os bens naturais estão à disposição humana.
(D) Com o passar do tempo o homem se torna cada vez mais manipulador das riquezas naturais.
(E) Nenhuma das anteriores.


QUE PAÍS...

Dissecando os gastos públicos no Brasil, um economista descobriu barbaridades no Orçamento da União deste ano. Por exemplo: Considerada a despesa geral da Câmara, cada deputado federal custa ao país, diariamente, R$ 3.700. Ou R$ 1,3 milhão por ano. Entre os senadores, a loucura é ainda maior, pois o custo individual diário pula para R$ 71.900. E o anual, acreditem, para R$ 26 milhões. Comparados a outras ''rubricas'', os números beiram o delírio. É o caso do que a mesma União despende com a saúde de cada brasileiro E, com a educação, humilhantes R$ 0,20.
Ricardo Boechat, JB, 6/11/01

Questão 18
O termo ''gastos públicos'' se refere exclusivamente a:

(A) despesas com a educação pública;
(B) pagamentos governamentais;
(C) salários da classe política;
(D) gastos gerais do Governo;
(E) investimentos no setor oficial.
acerca da imagem abaixo:


Questão 19
A explicação mais plausível para o fato de o economista citado no texto não ter sido identificado é:

(A) não ser essa uma informação apropriada;
(B) o jornalista não citar suas fontes de informações sigilosas;
(C) evitar que o economista sofra represálias;
(D) desconhecer o jornalista o nome do informante;
(E) não ser o economista uma pessoa de destaque social.

Questão 20
O item do texto em que o jornalista NÃO inclui termo que indique sua opinião sobre o conteúdo veiculado pelo texto é:

(A) ''...um economista descobriu barbaridades no Orçamento da União...'';
(B) ''Entre os senadores, a loucura é ainda maior...'' ;
(C) ''E com a educação, humilhantes R$ 0,20'';
(D) ''...os números beiram o delírio.'';
(E) ''...cada deputado federal custa ao país, diariamente, R$3.700.''.


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