LÍNGUA
PORTUGUESA
Leia
o texto abaixo para responder às questões de I a V
Texto I
O
planeta gota
A
terra tem muita água, mas só uma ínfima parte é própria para
consumo.
O
desafio é como usá-la para que não falte no futuro próximo.
A
água cobre 70% da superfície da Terra. Apesar da abundância, ela
está cada vez mais rara e cara. Estima-se que 1 bilhão de pessoas
não tenham acesso a uma fonte limpa para beber. De acordo com
cálculos da ONU, esse número deve dobrar nos próximos quinze anos.
Os especialistas chamam a situação de crise da água. De todas as
crises, é a mais dramática e universal que a humanidade pode
enfrentar. Não é possível solucionar o problema das torneiras
secas com incentivos fiscais ou manobras cambiais, como se faz numa
crise econômica. Tampouco existe produto alternativo que substitua a
água, como ocorre com o petróleo. Esse líquido incolor, inodoro e
insosso é essencial para a sobrevivência humana e, ao contrário do
vinho, se torna mais precioso quanto menos cor, cheiro e sabor tiver.
A
crise tem características peculiares. Antes de tudo, a água da
Terra não vai acabar. Estima-se que, circulando por rios, mares,
lagos, pântanos e nuvens, o planeta acumule 1,4 bilhão de
quilômetros cúbicos de água. Esse líquido evapora dos mares e
transpira da vegetação, cai na forma de chuva e retorna para
depósitos subterrâneos, rios e oceanos, de onde tudo recomeça com
a evaporação. O ciclo hídrico, cujos mistérios os cientistas
ainda não desvendaram inteiramente, é uma garantia de renovação.
O problema é que a água doce, aquela apropriada para o consumo
humano, corresponde a apenas 2,5% do total. A crise seria menos
alarmante caso a água estivesse distribuída de maneira equilibrada
pelo globo. Não é o que acontece. Vários países nadam na
abundância hídrica. O Brasil, felizmente, é um deles. Outros,
especialmente na África e no Oriente Médio, não dispõem de
recursos hídricos para abastecer sua população com o mínimo
necessário, que varia de 20 a 50 litros diários por pessoa.
(Revista
Veja – 22 de dezembro, 2010-com adaptações)
Questão
01
De
acordo com o texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para
as falsas:
(
) A
água é distribuída de maneira equilibrada pelo globo terrestre.
(
) A
água está cada vez mais rara e cara.
(
) A
água é essencial para a sobrevivência humana.
A
sequência está correta em:
(A)
V, F, V
(B)
F, V, F
(C)
F, V, V
(D)
V, V, V
(E)
F, F, V
Questão
02
Infere-se
do texto sobre a água:
(A)
A água da Terra vai acabar.
(B)
A água doce, apropriada para o consumo humano, é uma abundância
hídrica no continente Africano.
(C)
É um líquido incolor, inodoro, insosso e essencial para a
sobrevivência humana.
(D)
Não é rara.
(E)
Há produtos alternativos que substituem a água.
Questão
03
De
acordo com o texto, analise:
I.
Muitas
pessoas não têm acesso a uma fonte limpa de água para beber.
II.
O
Brasil possui abundância hídrica.
III.
A
água se torna mais preciosa quanto menos cor, cheiro e sabor tiver.
IV.
A
África e o Oriente Médio não dispõem de recursos hídricos para
abastecer sua população
com
água própria para consumo.
Estão
corretas apenas as afirmativas:
A)
III, IV
B)
II, III, IV
C)
I, II
D)
I, II, III
E)
I, II, III, IV
Questão
04
Em
“A
crise tem características peculiares.”
a
palavra destacada apresenta como significado correto:
(A)
Conhecedor das coisas divinas e humanas.
(B)
Exorbitantes.
(C)
Desarranjadas, transtornadas.
(D)
Ameaçadoras.
(E)
Que é atributo particular duma pessoa ou coisa.
Questão
05
Em
todas as frases a seguir, transcritas do texto, as formas verbais
estão flexionadas no mesmo tempo, EXCETO:
(A)
“Os
especialistas chamam a situação de crise da água.”
(B)
“A
crise tem características peculiares.”
(C)
“A
crise seria menos alarmante...”
(D)
“A
água cobre 70% da superfície da terra.”
(E)
“Tampouco
existe produto alternativo que substitua a água...”
Questão
06
Assinale
a alternativa que completa corretamente os espaços em branco: “É
preciso que _______ novidades interessantes que _____ e ______ ao
mesmo tempo”.
(A)
surjam – divertem – instruam;
(B)
surjam – divirtam – instruam;
(C)
surjam – divirtam – instruem;
(D)
surgem – divertem – instruem;
(E)
surgem – divirtam – instruam.
Questão
07
Considere
as frases:
1)
“Eles querem que nós (fazer) o trabalho”.
2)
“Fazemos esforços para que todos (caber) na sala”.
Flexionando
corretamente os verbos indicados, teremos:
(A)
façamos – cabem;
(B)
fazemos – caibam;
(C)
fazemos – coubessem;
(D)
façamos – caberem;
(E)
façamos – caibam.
Questão
08
A
frase “Procure compreender seus pais” está na 3ª pessoa do
singular. Passando-a para a 2ª pessoa do singular, teremos:
(A)
procuras compreender vossos pais;
(B)
procurai compreender teus pais;
(C)
procura compreender seus pais;
(D)
procura compreender teus pais;
(E)
N.R.A.
Questão
09
Assinale
a alternativa que completa corretamente a frase abaixo. Observe que
na primeira lacuna a forma verbal é do imperativo afirmativo e, na
segunda, a forma verbal é do imperativo negativo. Além disso, note
que é a forma verbal “Vencerás” que determina a pessoa
gramatical a ser usada nas duas formas do imperativo.
“
________,
não _________ e vencerás”
(A)
lute – desista;
(B)
lutai – desisti;
(C)
luta – desistas;
(D)
lutas – desiste;
(E)
lutai – desista.
Questão
10
Observando
a correlação temporal entre a forma verbal destacada na frase e a
forma Verbal que você irá colocar no espaço, complete as frases
abaixo:
A
- teremos
amigos
quando nós _______ ricos (ficar)
B
- teríamos
amigos,
se nós __________ ricos (ficar)
C
- tínhamos
amigos
quando nós ________ ricos (ser)
D
- tivemos
amigos
quando nós _________ ricos (ser)
E
- temos
amigos
enquanto __________ ricos (ser)
(A)
ficamos – ficássemos – seremos – seremos – somos;
(B)
ficamos – ficarmos – fomos – somos – fomos;
(C)
fiquemos – ficássemos – éramos – somos – somos;
(D)
ficarmos – ficamos – somos – fumos – somos;
(E)
ficarmos – ficássemos – éramos – fomos – somos.
Texto
I
A
FLORESTA DO CONTRÁRIO
Todas
as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o
homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir
prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto. E poluição
também. Mas nesta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes
era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio
neurótica. Então as árvores foram
chegando,
ocupando novamente o espaço, conseguiram expulsar toda aquela
sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de
vingança da natureza- foi assim que terminou o
seu
relato, o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz,
beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava
flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia
entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele
achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas
inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o
Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do
colibri, mas ele já estava namorando apertado outra florzinha, era
melhor não atrapalhar.
(Fragmento
do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)
Texto
II
CIMENTO
ARMADO
Batem
estacas no terreno morto.
No
terreno morto surge vida nova.
As
goiabeiras do velho parque
E
os roseirais, abandonados,
Serão
cortados
E
derrubados.
Um
prédio novo de dez andares,
Frio
e cinzento,
Terá
seu corpo de cimento armado
Enraizado
no velho parque
De
goiabeiras
De
roseirais.
Batem
estacas no terreno morto.
Século
vinte...
Vida
de aço...
Cimento
armado!
Batem
estacas
No
prédio novo de dez andares,
Terraços
tristes
Pássaros
presos,
Rosas
suspensas
Flores
da vida,
Rosas
de dor
(Paulo
Bonfim. In: Alda Beraldo. Trabalhando
com poesia.
São Paulo: Ática, 1990. v. 2, p. 81.)
Questão
11
Assinale
a opção correta.
Os
autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto
abordado nos dois textos é:
(A)
A poluição do planeta.
(B)
A preservação dos recursos naturais.
(C)
A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
(D)
A preocupação do homem com a natureza.
(E)
Nenhuma das alternativas anteriores.
Questão
12
Apesar
de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada
texto, porque:
(A)
no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço
outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas
sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez
andares.
(B)
no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço
outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas
sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez
andares.
(C)
tanto no primeiro quanto no segundo texto a natureza recuperou seu
espaço.
(D)
em ambos os textos a natureza perdeu espaço devido à ação humana.
(E)
todas as alternativas estão corretas.
Questão
13
Marque
a alternativa incorreta
em
relação aos textos.
(A)
No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da
floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza.
(B)
No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o
prédio fosse uma árvore
(C)
Os pássaros do texto II são tão felizes quanto os pássaros do
texto I.
(D)
No texto II as goiabeiras e os roseirais foram destruídos para a
construção do prédio.
(E)
Todas as alternativas estão corretas.
Questão
14
Em
relação à estrutura dos textos podemos afirmar que:
(A)
ambos são escritos em versos.
(B)
ambos são escritos em prosa.
(C)
o texto I é composto por versos e o segundo em prosa.
(D)
o texto II é escrito em versos e o texto I em prosa.
(E)
Todas as alternativas estão incorretas.
A
BIODIVERSIDADE
Toda
nação possui três formas de riqueza: material, cultural e
biológica. As duas primeiras são bem compreendidas, pois fazem
parte de nossa vida cotidiana. O problema da biodiversidade consiste
no fato de a riqueza biológica ser levada muito pouco a sério. Mas,
o que seria biodiversidade? A palavra biodiversidade, que tem um
amplo significado, vem sendo muito utilizada tanto nos meios
científicos como no cotidiano dos meios de comunicação, serve
tanto para tratar da variabilidade genética (diferença existente
entre indivíduos da mesma espécie quanto a características
específicas, como a cor dos olhos) como da diversidade biológica
(número de espécies) e dos processos ecológicos (por exemplo,
quanto se está absorvendo de energia por espécie) existentes em
algum local. Bom, mas por que ela é importante? A diversidade é uma
fonte potencial de imensas riquezas materiais ainda não exploradas,
seja sob a forma de alimentos, medicamentos ou bem-estar. A fauna e a
flora também são parte do patrimônio de uma nação, produto de
milhões de anos de evolução concentrada naquele local e momento e,
portanto, tão merecedora da atenção nacional quanto as
particularidades da língua e da cultura. E nós podemos usá-la? A
conservação da biodiversidade é hoje discutida por cientistas,
políticos e simpatizantes da questão ambiental, como forma de
assegurar o uso, pelo ser humano, dos benefícios atuais e futuros
deste recurso, como os produtos farmacêuticos e industriais. O
Brasil possui esta diversidade? A região tropical, localizada entre
os Trópicos de Capricórnio e de Câncer, é rica em número de
espécies, principalmente as florestas úmidas brasileiras, as quais
possuem a maior biodiversidade conhecida e ainda a ser descoberta do
planeta, sendo declarada pela ONU como uma das áreas emergenciais
para a conservação. Uma reflexão: "Será que temos o direito
de destruir estas formas de vida que ainda nem sequer conhecemos, e
que podem até salvar nossas vidas? E as espécies que não nos
ajudam, devem desaparecer?"
Texto:
MSc. Alexandre Schiavetti
Questão
15
Marque
a opção correta:
(A)
Os bens naturais não devem ser usados pelo homem, visto que os
mesmos os tem destruído.
(B)
Os bens naturais devem ser usados parcialmente. Alguns devem ser
evitados.
(C)
Todos os bens devem ser “explorados” pelo ser humano, desde que
se tenha cautela.
(D)
Todos os bens naturais podem ser usados da forma que o homem achar
prudente, pois eles facilmente se renovarão.
(E)
As riquezas são muito bem exploradas e cautelosamente estudadas.
Questão
16
Indique
o termo a que se refere a concordância feita na passagem a seguir:
"A
região tropical, localizada entre os Trópicos de Capricórnio e de
Câncer, é rica em número de espécies, principalmente as florestas
úmidas brasileiras, as quais possuem a maior biodiversidade
conhecida e ainda a ser descoberta do planeta, sendo declarada pela
ONU como uma das áreas emergenciais para a conservação.”
(A)
As florestas úmidas
(B)
As florestas úmidas brasileiras
(C)
Florestas
(D)
A região tropical
(E)
Áreas emergenciais
Questão
17
Marque
a alternativa incorreta
acerca
da imagem abaixo:
(A)
O homem é o centro do universo.
(B)
O ser humano domina o planeta.
(C)
Os bens naturais estão à disposição humana.
(D)
Com o passar do tempo o homem se torna cada vez mais manipulador das
riquezas naturais.
(E)
Nenhuma das anteriores.
QUE
PAÍS...
Dissecando
os gastos públicos no Brasil, um economista descobriu barbaridades
no Orçamento da União deste ano. Por exemplo: Considerada a despesa
geral da Câmara, cada deputado federal custa ao país, diariamente,
R$ 3.700. Ou R$ 1,3 milhão por ano. Entre os senadores, a loucura é
ainda maior, pois o custo individual diário pula para R$ 71.900. E o
anual, acreditem, para R$ 26 milhões. Comparados a outras
''rubricas'', os números beiram o delírio. É o caso do que a mesma
União despende com a saúde de cada brasileiro E, com a educação,
humilhantes R$ 0,20.
Ricardo
Boechat, JB, 6/11/01
Questão
18
O
termo ''gastos públicos'' se refere exclusivamente a:
(A)
despesas com a educação pública;
(B)
pagamentos governamentais;
(C)
salários da classe política;
(D)
gastos gerais do Governo;
(E)
investimentos no setor oficial.
acerca
da imagem abaixo:
Questão
19
A
explicação mais plausível para o fato de o economista citado no
texto não ter sido identificado é:
(A)
não ser essa uma informação apropriada;
(B)
o jornalista não citar suas fontes de informações sigilosas;
(C)
evitar que o economista sofra represálias;
(D)
desconhecer o jornalista o nome do informante;
(E)
não ser o economista uma pessoa de destaque social.
Questão
20
O
item do texto em que o jornalista NÃO
inclui
termo que indique sua opinião sobre o conteúdo veiculado pelo texto
é:
(A)
''...um economista descobriu barbaridades no Orçamento da
União...'';
(B)
''Entre os senadores, a loucura é ainda maior...'' ;
(C)
''E com a educação, humilhantes R$ 0,20'';
(D)
''...os números beiram o delírio.'';
(E)
''...cada deputado federal custa ao país, diariamente, R$3.700.''.
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