Exercícios sobre Interpretação de texto
Dicas
para uma boa interpretação de texto. Ler o texto, no mínimo três
vezes. Observe que cada leitura apresenta uma visão diferente sobre
o texto.
Leitura
informativa – buscar palavras mais importantes em cada parágrafo
que produzam significados.
Leitura
interpretativa – compreender, analisar, sintetizar as informações
do texto e o que esta leitura requer.
Compreensão
– entender a mensagem real contida no texto.
CONSUMISMO
Os
homens, através da tecnologia, inventam a cada dia novas formas de
conforto e lazer. E objetos que possam atender à demanda do consumo.
Uma das formas de
convencer o consumidor a comprar os novos produtos é a publicidade.
A publicidade é feita das formas mais variadas. Vai de um simples
folheto distribuído nas ruas, ou pelos correios, até sofisticados
filmes, que custam muito caro e que os anunciantes passam nas
principais emissoras de televisão ou nos cinemas.
Nós falamos em
televisão, mas é bom lembrar que outros veículos de comunicação
– rádios e jornais – também vivem do que cobram pelos anúncios.
Toda essa carga é
jogada em cima das pessoas e fica difícil resistir à vontade de
comprar. E comprar cada vez mais, mesmo que não se necessite deste
ou daquele brinquedo, ou eletrodoméstico.
Isto é consumismo.
Ele atinge mais diretamente as crianças, que acabam sempre desejando
tudo o que é anunciado. Até por que não têm a noção real do
valor do dinheiro e a dificuldade que seus pais enfrentam para
consegui-lo.
O consumismo é um mal
que deve ser combatido em todas as idades. Mas é difícil acabar com
ele, porque as crianças veem, nas ruas e em suas escolas, os colegas
com um tênis da moda ou uma mochila nova e logo querem ter essas
novidades.
Esse espírito de
competição também leva os adultos à compra de objetos que são
absolutamente desnecessários. Se nosso vizinho compra um carro novo,
logo queremos trocar o nosso.
A necessidade da
conscientização do que é consumismo é uma busca constante das
famílias hoje em dia. Também de uma grande parte da sociedade. E
todos reconhecem que é preciso resistir ao consumismo.
(André
Carvalho e Alencar Abujamra. Consumidor e consumismo. Coleção
“Pergunte ao José.” Lê,1993.)
1.
Segundo o texto, o que é consumismo?
2.
No texto, a publicidade é
apontada como uma das principais causas do consumismo. Como é
veiculada a publicidade?
3.
De acordo com o texto, as
crianças são mais diretamente atingidas pela publicidade. Por que
isso acontece?
4.
Além da publicidade, o
espírito de competição também levaria as pessoas ao consumismo.
Quais são os exemplos citados no texto do comportamento
adotado por crianças e adultos movidos pelo chamado “espírito de
competição”?
Redação
Dominar a arte da
escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Não existem
fórmulas mágicas: o exercício contínuo, aliado à leitura de bons
autores, e a reflexão são indispensáveis para a criação de bons
textos. Nesta seção, serão apontadas algumas características que
você deverá observar na produção de seus textos. Desejamos que as
dicas apresentadas sejam bastante úteis a você.
Ler,
escrever e pensar
Saber escrever
pressupõe, antes de mais nada, saber ler e pensar. O pensamento é
expresso por palavras, que são registradas na escrita, que por sua
vez é interpretada pela leitura. Como essas atividades estão
intimamente relacionadas, podemos concluir que quem não pensa (ou
pensa mal), não escreve (ou escreve mal); quem não lê (ou lê mal)
não escreve (ou escreve mal). Ler, portanto, é fundamental para
escrever. Mas não basta ler, é preciso entender o que se lê.
Entender significa ir além do simples significado das palavras que
aparecem no texto. É preciso, também, compreender o sentido das
frases, para que se alcance uma das finalidades da leitura: a
compreensão de ideias e, num segundo momento, os recursos utilizados
pelo autor na elaboração do texto. Apesar do grande poder dos
meios eletrônicos, a leitura é ainda uma das formas mais ricas de
informação, pois grande parte do conhecimento nos é apresentado
sob forma de linguagem escrita. Lembre-se: estar bem informado é
uma das normas mais importantes para quem quer escrever bem.
A Redação no
Vestibular
Em vestibulares e
concursos, a prova de Redação é um grande fator de eliminação.
Através dela, as instituições têm um indicador mais concreto da
formação do aluno, diferentemente das questões de múltipla
escolha. Geralmente, exige-se que o candidato produza um texto
dissertativo. Em menor proporção, podem ser solicitados ainda
textos narrativos ou descritivos. Conheça as características de
cada um desses textos:
1 - DISSERTAÇÃO :
dissertar significa “falar sobre”. É o texto em que se expõem
ideias, seguidas de argumentos que as comprovem. Na dissertação,
você deve revelar sua opinião a respeito do assunto.
2 - DESCRIÇÃO: texto
em que se indicam as características de um determinado objeto,
pessoa, ambiente ou paisagem. Na descrição, você deve responder à
pergunta: Como a coisa (lugar / pessoa) é ? É importante tentar
usar os mais variados sentidos: fale do aroma, dos cheiros, das
cores, das sensações, de tudo que envolve a realidade a ser
descrita.
3 - NARRAÇÃO : texto
em que se contam fatos ocorridos em determinado tempo e lugar,
envolvendo personagens. Lembre-se: você deve “narrar a ação”,
respondendo à pergunta: O que aconteceu? Dissertação – Estrutura
Título: Pensar três
vezes antes de falar qualquer coisa
Contou Maria Lima
Rodrigues, de Itapetininga. Esta "estória" pertence à
categoria das histórias de exemplo, moralizantes. Parece ser o
resumo de outra mais comprida, que ouvimos em Sorocaba, e de que
damos os pontos principais.
Enredo: soldado que
vai servir o rei. Um ano depois, em vez de soldo, recebe um bolo,
para abrir só quando estiver com a família e aquele conselho. De
volta, pede pousada numa casa, cujo dono lhe mostra a esposa
enterrada até a cintura, mas ele nada pergunta, e, por isso, leva-o
até uma sala cheia de armas, dando-lhe a melhor carabina.
Explica-lhe: todos os que perguntaram matou-os confiscando-lhes as
armas. A mulher estava sofrendo aquele castigo por ser linguaruda.
Chegando em casa, o soldado abriu o bolo, e tilintaram muitas moedas
de ouro que o rei ali fizera esconder. Era, de fato, um soldado
obediente, mesmo depois de dar baixa... E merecia o pago.
Relembrando os
elementos da narrativa, quais são os encontrados nesse conto?
a) Narrador (em que
pessoa):___________________________________________________
b) Personagens:
______________________________________________________________
c) Espaço:
__________________________________________________________________
d) Tempo:
___________________________________________________________________
e)Resuma o enredo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
UM ENCONTRO
FANTÁSTICO
Todos os anos eles se
reuniam na floresta, à beira de um rio, para ver a quantas andava a
sua fama. Eram criaturas fantásticas e cada uma vinha de um canto do
Brasil. O Saci-Pererê chegou primeiro. Moleque pretinho, de uma
perna só, barrete vermelho na cabeça, veio manquitolando, sentou-se
numa pedra e acendeu seu cachimbo. Logo apontou no céu a Serpente
Emplumada e aterrissou aos seus pés. Do meio das folhagens, saltou o
Lobisomem, a cara toda peluda, os dentes afiados, enormes. Não
tardou, o tropel de um cavalo anunciou o Negrinho do Pastoreio
montado em pelo no seu baio.
--- Só falta o Boto
--- disse o Saci, impaciente.
--- Se tivesse alguma
moça aqui, ele já teria chegado para seduzi-la --- comentou a
Serpente Emplumada.
--- Também acho ---
concordou o Lobisomem. --- Só que eu já a teria apavorado.
Ouviram nesse instante um rumor à margem do rio. Era o Boto saindo
das águas na forma de um belo rapaz.
--- Agora estamos
todos --- disse o Negrinho do Pastoreio.
--- E então? ---
perguntou o Boto, saudando o grupo --- Como estão as coisas?
--- Difíceis ---
respondeu o Saci e soltou uma baforada. --- Não assustei muita gente
nessa temporada.
--- Eu também não
--- emendou a Serpente Emplumada. --- Parece que as pessoas lá no
Nordeste não tem mais tanto medo de mim.
--- Lá no Norte se dá
o mesmo --- disse o Boto. --- Em alguns locais, ainda atraio as
mulheres, mas em outros elas nem ligam.
--- Comigo acontece
igual --- disse o Negrinho do Pastoreio. --- Vivo a achar coisas que
as pessoas perdem no Sul. Mas não atendi a muitos pedidos esse ano.
--- Seu caso é
diferente --- disse o Lobisomem. --- Você não é assustador como
eu, o Saci e a Serpente Emplumada. Você é um herói.
--- Mas a dificuldade
é a mesma – discordou o Negrinho do Pastoreio.
--- Acho que é a
concorrência --- disse o Boto. --- Andam aparecendo muitos heróis e
vilões novos.
--- Pois é ---
resmungou a Serpente Emplumada. --- Até bruxas andam importando. Tem
monstros demais por aí...
--- São todos
produzidos por homens e negócios --- disse o Saci. --- É a moda.Vai
passar...
--- Espero --- disse o
Lobisomem. --- Bons aqueles tempos em que eu reinava no país
inteiro, não só no cerrado.
--- A diferença é
que somos autênticos --- disse o Negrinho do Pastoreio. --- Nós
nascemos do povo.
--- É verdade ---
disse o Boto. --- Mas temos de refrescar a sua memória.
--- Se pegarmos no pé
de uns escritores, a coisa pode melhorar --- disse a Serpente
Emplumada.
--- Eu conheço um
---disse o Saci. --- Vamos juntos atrás dele! --- E foi o primeiro a
se mandar, a mil por hora, e uma perna só.
(João
Anzanello Carrascoza. In revista Nova Escola. Caderno de Atividades.
São Paulo, Abril, março de 2001).
a) No conto “Um
encontro fantástico”, os personagens são os seres fantásticos e
misteriosos das histórias populares do folclore brasileiro. Você
conhece a história de algum desses personagens? Se você conhece
algum, escreva o que sabe sobre ele.
b) Na sua opinião,
qual dos personagens do conto permanece mais vivo na imaginação
popular da sua região? Por quê?
c) Que solução os
personagens do conto encontram para voltarem a ter a fama que tinham
no passado?
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