segunda-feira, 25 de março de 2013


Exercícios sobre Interpretação de texto

Dicas para uma boa interpretação de texto. Ler o texto, no mínimo três vezes. Observe que cada leitura apresenta uma visão diferente sobre o texto.

Leitura informativa – buscar palavras mais importantes em cada parágrafo que produzam significados.

Leitura interpretativa – compreender, analisar, sintetizar as informações do texto e o que esta leitura requer.

Compreensão – entender a mensagem real contida no texto.



CONSUMISMO


Os homens, através da tecnologia, inventam a cada dia novas formas de conforto e lazer. E objetos que possam atender à demanda do consumo.

Uma das formas de convencer o consumidor a comprar os novos produtos é a publicidade. A publicidade é feita das formas mais variadas. Vai de um simples folheto distribuído nas ruas, ou pelos correios, até sofisticados filmes, que custam muito caro e que os anunciantes passam nas principais emissoras de televisão ou nos cinemas.

Nós falamos em televisão, mas é bom lembrar que outros veículos de comunicação – rádios e jornais – também vivem do que cobram pelos anúncios.

Toda essa carga é jogada em cima das pessoas e fica difícil resistir à vontade de comprar. E comprar cada vez mais, mesmo que não se necessite deste ou daquele brinquedo, ou eletrodoméstico.

Isto é consumismo. Ele atinge mais diretamente as crianças, que acabam sempre desejando tudo o que é anunciado. Até por que não têm a noção real do valor do dinheiro e a dificuldade que seus pais enfrentam para consegui-lo.

O consumismo é um mal que deve ser combatido em todas as idades. Mas é difícil acabar com ele, porque as crianças veem, nas ruas e em suas escolas, os colegas com um tênis da moda ou uma mochila nova e logo querem ter essas novidades.

Esse espírito de competição também leva os adultos à compra de objetos que são absolutamente desnecessários. Se nosso vizinho compra um carro novo, logo queremos trocar o nosso.

A necessidade da conscientização do que é consumismo é uma busca constante das famílias hoje em dia. Também de uma grande parte da sociedade. E todos reconhecem que é preciso resistir ao consumismo.

(André Carvalho e Alencar Abujamra. Consumidor e consumismo. Coleção “Pergunte ao José.” Lê,1993.)



1. Segundo o texto, o que é consumismo?



2. No texto, a publicidade é apontada como uma das principais causas do consumismo. Como é veiculada a publicidade?



3. De acordo com o texto, as crianças são mais diretamente atingidas pela publicidade. Por que isso acontece?



4. Além da publicidade, o espírito de competição também levaria as pessoas ao consumismo. Quais são os exemplos citados no texto do comportamento adotado por crianças e adultos movidos pelo chamado “espírito de competição”?



Redação

Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Não existem fórmulas mágicas: o exercício contínuo, aliado à leitura de bons autores, e a reflexão são indispensáveis para a criação de bons textos. Nesta seção, serão apontadas algumas características que você deverá observar na produção de seus textos. Desejamos que as dicas apresentadas sejam bastante úteis a você.

Ler, escrever e pensar

Saber escrever pressupõe, antes de mais nada, saber ler e pensar. O pensamento é expresso por palavras, que são registradas na escrita, que por sua vez é interpretada pela leitura. Como essas atividades estão intimamente relacionadas, podemos concluir que quem não pensa (ou pensa mal), não escreve (ou escreve mal); quem não lê (ou lê mal) não escreve (ou escreve mal). Ler, portanto, é fundamental para escrever. Mas não basta ler, é preciso entender o que se lê. Entender significa ir além do simples significado das palavras que aparecem no texto. É preciso, também, compreender o sentido das frases, para que se alcance uma das finalidades da leitura: a compreensão de ideias e, num segundo momento, os recursos utilizados pelo autor na elaboração do texto. Apesar do grande poder dos meios eletrônicos, a leitura é ainda uma das formas mais ricas de informação, pois grande parte do conhecimento nos é apresentado sob forma de linguagem escrita. Lembre-se: estar bem informado é uma das normas mais importantes para quem quer escrever bem.

A Redação no Vestibular

Em vestibulares e concursos, a prova de Redação é um grande fator de eliminação. Através dela, as instituições têm um indicador mais concreto da formação do aluno, diferentemente das questões de múltipla escolha. Geralmente, exige-se que o candidato produza um texto dissertativo. Em menor proporção, podem ser solicitados ainda textos narrativos ou descritivos. Conheça as características de cada um desses textos:

1 - DISSERTAÇÃO : dissertar significa “falar sobre”. É o texto em que se expõem ideias, seguidas de argumentos que as comprovem. Na dissertação, você deve revelar sua opinião a respeito do assunto.

2 - DESCRIÇÃO: texto em que se indicam as características de um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Na descrição, você deve responder à pergunta: Como a coisa (lugar / pessoa) é ? É importante tentar usar os mais variados sentidos: fale do aroma, dos cheiros, das cores, das sensações, de tudo que envolve a realidade a ser descrita.

3 - NARRAÇÃO : texto em que se contam fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens. Lembre-se: você deve “narrar a ação”, respondendo à pergunta: O que aconteceu? Dissertação – Estrutura



Título: Pensar três vezes antes de falar qualquer coisa

Contou Maria Lima Rodrigues, de Itapetininga. Esta "estória" pertence à categoria das histórias de exemplo, moralizantes. Parece ser o resumo de outra mais comprida, que ouvimos em Sorocaba, e de que damos os pontos principais.

Enredo: soldado que vai servir o rei. Um ano depois, em vez de soldo, recebe um bolo, para abrir só quando estiver com a família e aquele conselho. De volta, pede pousada numa casa, cujo dono lhe mostra a esposa enterrada até a cintura, mas ele nada pergunta, e, por isso, leva-o até uma sala cheia de armas, dando-lhe a melhor carabina. Explica-lhe: todos os que perguntaram matou-os confiscando-lhes as armas. A mulher estava sofrendo aquele castigo por ser linguaruda. Chegando em casa, o soldado abriu o bolo, e tilintaram muitas moedas de ouro que o rei ali fizera esconder. Era, de fato, um soldado obediente, mesmo depois de dar baixa... E merecia o pago.



Relembrando os elementos da narrativa, quais são os encontrados nesse conto?

a) Narrador (em que pessoa):___________________________________________________

b) Personagens: ______________________________________________________________

c) Espaço: __________________________________________________________________

d) Tempo: ___________________________________________________________________

e)Resuma o enredo:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



UM ENCONTRO FANTÁSTICO

Todos os anos eles se reuniam na floresta, à beira de um rio, para ver a quantas andava a sua fama. Eram criaturas fantásticas e cada uma vinha de um canto do Brasil. O Saci-Pererê chegou primeiro. Moleque pretinho, de uma perna só, barrete vermelho na cabeça, veio manquitolando, sentou-se numa pedra e acendeu seu cachimbo. Logo apontou no céu a Serpente Emplumada e aterrissou aos seus pés. Do meio das folhagens, saltou o Lobisomem, a cara toda peluda, os dentes afiados, enormes. Não tardou, o tropel de um cavalo anunciou o Negrinho do Pastoreio montado em pelo no seu baio.

--- Só falta o Boto --- disse o Saci, impaciente.

--- Se tivesse alguma moça aqui, ele já teria chegado para seduzi-la --- comentou a Serpente Emplumada.

--- Também acho --- concordou o Lobisomem. --- Só que eu já a teria apavorado. Ouviram nesse instante um rumor à margem do rio. Era o Boto saindo das águas na forma de um belo rapaz.

--- Agora estamos todos --- disse o Negrinho do Pastoreio.

--- E então? --- perguntou o Boto, saudando o grupo --- Como estão as coisas?

--- Difíceis --- respondeu o Saci e soltou uma baforada. --- Não assustei muita gente nessa temporada.

--- Eu também não --- emendou a Serpente Emplumada. --- Parece que as pessoas lá no Nordeste não tem mais tanto medo de mim.

--- Lá no Norte se dá o mesmo --- disse o Boto. --- Em alguns locais, ainda atraio as mulheres, mas em outros elas nem ligam.

--- Comigo acontece igual --- disse o Negrinho do Pastoreio. --- Vivo a achar coisas que as pessoas perdem no Sul. Mas não atendi a muitos pedidos esse ano.

--- Seu caso é diferente --- disse o Lobisomem. --- Você não é assustador como eu, o Saci e a Serpente Emplumada. Você é um herói.

--- Mas a dificuldade é a mesma – discordou o Negrinho do Pastoreio.

--- Acho que é a concorrência --- disse o Boto. --- Andam aparecendo muitos heróis e vilões novos.

--- Pois é --- resmungou a Serpente Emplumada. --- Até bruxas andam importando. Tem monstros demais por aí...

--- São todos produzidos por homens e negócios --- disse o Saci. --- É a moda.Vai passar...

--- Espero --- disse o Lobisomem. --- Bons aqueles tempos em que eu reinava no país inteiro, não só no cerrado.

--- A diferença é que somos autênticos --- disse o Negrinho do Pastoreio. --- Nós nascemos do povo.

--- É verdade --- disse o Boto. --- Mas temos de refrescar a sua memória.

--- Se pegarmos no pé de uns escritores, a coisa pode melhorar --- disse a Serpente Emplumada.

--- Eu conheço um ---disse o Saci. --- Vamos juntos atrás dele! --- E foi o primeiro a se mandar, a mil por hora, e uma perna só.

(João Anzanello Carrascoza. In revista Nova Escola. Caderno de Atividades. São Paulo, Abril, março de 2001).



a) No conto “Um encontro fantástico”, os personagens são os seres fantásticos e misteriosos das histórias populares do folclore brasileiro. Você conhece a história de algum desses personagens? Se você conhece algum, escreva o que sabe sobre ele.


b) Na sua opinião, qual dos personagens do conto permanece mais vivo na imaginação popular da sua região? Por quê?



c) Que solução os personagens do conto encontram para voltarem a ter a fama que tinham no passado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário