sexta-feira, 21 de junho de 2013

                                                  REFORÇO DE PORTUGUÊS
 
Texto I



Belo Horizonte, junho de 2005



Caros alunos, pais e/ou responsáveis



No nosso país, o Folclore é uma cultura viva, passada de geração em geração de várias formas.

A Festa Junina é um exemplo disso pois, com a prática de acender a fogueira, montar barraquinhas, fazer comidas típicas, dançar quadrilha, cultiva-se nos mais jovens o interesse pelo conhecimento dessa manifestação cultural brasileira e se resgata, nos mais velhos, momentos de recordação e satisfação vividos.

Por esses motivos, convidamos vocês e seus familiares para a nossas animada festa junina. O ingresso? Um verdadeiro ato de cidadania. Vamos arrecadar material escolar para ser doado a instituições carentes.

Venham também experimentar caldos deliciosos, salgados, doces, churrasquinhos, canjica, pipoca, algodão doce e participar da gincana, quadrilha, forró, um grande show e muito mais! Vocês não podem perder!

Contamos com sua presença e de toda a sua família.



Data: 25 de junho de 2005, sábado

Horários: Das 9h às 14h (Ed. Infantil e Ens. Fund. I)

Das 16h às 20h (Ens. Fund. II e Ens. Médio)

Local: Colégio Cidade Jardim (Entrada pela Educação Infantil)



Atenciosamente,



Diretora



QUESTÃO 01 (Descritor: associar as características e estratégias de um texto ao gênero – ficcional ou não-ficcional – e/ou locutor e interlocutor)

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto

Com relação ao gênero, o texto deve ser caracterizado como:

(A) uma carta.

(B) um convite.

(C) uma carta-convite.

(D) um comunicado.



QUESTÃO 02 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto)

Assunto: Procedimentos de leitura

Assinale a caracterização INCORRETA da Festa Junina feita pelo texto:

(A) é uma manifestação folclórica.

(B) faz parte de nossa cultura viva.

(C) já existe há muitas gerações de brasileiros.

(D) acontece de variadas e diferentes formas.



QUESTÃO 03 (Descritor: estabelecer relações sintático-semânticas na progressão temática – temporalidade, causalidade, oposição, comparação)

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

Releia, com atenção, a passagem a seguir:

O ingresso? Um verdadeiro ato de cidadania. Vamos arrecadar material escolar para ser doado a instituições carentes.”

O sentido da passagem transcrita acima só NÃO pode ser expresso por:

(A) O ingresso é um verdadeiro ato de cidadania, pois vamos arrecadar material escolar para ser doado a instituições carentes.

(B) Vamos arrecadar material escolar para ser doado a instituições carentes. O ingresso é, por isso, um verdadeiro ato de cidadania.

(C) Já que vamos arrecadar material escolar para ser doado a instituições carentes, o ingresso é um verdadeiro ato de cidadania.

(D) Vamos arrecadar material escolar para ser doado a instituições carentes porque um verdadeiro ato de cidadania é um ingresso.



Texto II

Qualquer vida é muita dentro da floresta

 
Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente.
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma
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sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
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Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
As luzes dos vaga-lumes são estrelas na
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terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.



QUESTÃO 4 (Identificar o assunto de um texto)

A ideia central do texto é

(A) a chuva na floresta.
(B) a importância do Sol.

(C) a vida na floresta.
(D) o movimento das águas.



QUESTÃO 5 (Relacionar partes do texto).

No trecho "Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar" (v. 4-5), a palavra sublinhada refere-se à
(A) floresta.
(B) chuva.
(C) terra.
(D) cor.



QUESTÃO 6 (Descobrir relações de causalidade no texto)

O que diz o trecho

"Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento."


acontece porque

(A) aparecem estrelas.
(B) brotam flores.

(C) chega o sol.
(D) vem o vento.



Texto III

A boneca Guilhermina

Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
MUILAERT, A. A Boneca Guilhermina. In: As Reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum - Vol. 8.
QUESTÃO 7 (Identificar o sentido de uma palavra ou expressão)

No trecho "Mas quando ela chora, eu não aguento" (l. 7), a expressão sublinhada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de

(A) paciência.
(B) pena.
(C) raiva.
(D) solidão.



QUESTÃO 8 (Distinguir um fato de uma opinião)

Indique a opção que expressa uma opinião do narrador, e não um fato.

(A) “ Esta é a minha boneca, a Guilhermina”

(B) “ Na hora de dormir, reclama um pouco”

(C) “ Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo”

(D) “A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua. “



QUESTÃO 9 (Compreender o valor semântico de conectores)

Na passagem “ Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira”, o conector destacado poderia, sem mudança de sentido, ser substituído por:

(A) Então

(B) Porque

(C) Porém

(D) Por isso



Texto IV

Feias, sujas e imbatíveis (fragmento)

 
As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos,
sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até
30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a
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chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente
seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como
nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração
de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro,
para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.
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Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante
indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro,
são três vezes maiores.

Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, nº 151, fevereiro de 2004, p. 26.



QUESTÃO 10 (Identificar marcas linguísticas)

A expressão "Vai encarar?" (l. 3) é marca de linguagem

(A) científica.
(B) formal.

(C) informal.
(D) regional.

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