Texto
I
Belo Horizonte, junho
de 2005
Caros alunos, pais e/ou
responsáveis
No nosso país, o
Folclore é uma cultura viva, passada de geração em geração de
várias formas.
A Festa Junina é um
exemplo disso pois, com a prática de acender a fogueira, montar
barraquinhas, fazer comidas típicas, dançar quadrilha, cultiva-se
nos mais jovens o interesse pelo conhecimento dessa manifestação
cultural brasileira e se resgata, nos mais velhos, momentos de
recordação e satisfação vividos.
Por esses motivos,
convidamos vocês e seus familiares para a nossas animada festa
junina. O ingresso? Um verdadeiro ato de cidadania. Vamos arrecadar
material escolar para ser doado a instituições carentes.
Venham também
experimentar caldos deliciosos, salgados, doces, churrasquinhos,
canjica, pipoca, algodão doce e participar da gincana, quadrilha,
forró, um grande show e muito mais! Vocês não podem perder!
Contamos com sua
presença e de toda a sua família.
Data: 25 de junho de
2005, sábado
Horários: Das 9h às
14h (Ed. Infantil e Ens. Fund. I)
Das 16h às 20h
(Ens. Fund. II e Ens. Médio)
Local: Colégio Cidade
Jardim (Entrada pela Educação Infantil)
Atenciosamente,
Diretora
QUESTÃO
01 (Descritor: associar as características e estratégias de
um texto ao gênero – ficcional ou não-ficcional – e/ou locutor
e interlocutor)
Assunto:
Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na
compreensão do texto
Com
relação ao gênero, o texto deve ser caracterizado como:
(A)
uma carta.
(B)
um convite.
(C)
uma carta-convite.
(D)
um comunicado.
QUESTÃO
02 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra
informação implícita no texto)
Assunto:
Procedimentos de leitura
Assinale
a caracterização INCORRETA da Festa Junina feita pelo texto:
(A)
é uma manifestação folclórica.
(B)
faz parte de nossa cultura viva.
(C)
já existe há muitas gerações de brasileiros.
(D)
acontece de variadas e diferentes formas.
QUESTÃO
03 (Descritor: estabelecer relações
sintático-semânticas na progressão temática – temporalidade,
causalidade, oposição, comparação)
Assunto:
Coerência e coesão no processamento do texto
Releia,
com atenção, a passagem a seguir:
“O
ingresso? Um verdadeiro ato de cidadania. Vamos arrecadar material
escolar para ser doado a instituições carentes.”
O
sentido da passagem transcrita acima só NÃO pode ser
expresso por:
(A)
O ingresso é um verdadeiro ato de cidadania, pois vamos arrecadar
material escolar para ser doado a instituições carentes.
(B)
Vamos arrecadar material escolar para ser doado a instituições
carentes. O ingresso é, por isso, um verdadeiro ato de cidadania.
(C)
Já que vamos arrecadar material escolar para ser doado a
instituições carentes, o ingresso é um verdadeiro ato de
cidadania.
(D)
Vamos arrecadar material escolar para ser doado a instituições
carentes porque um verdadeiro ato de cidadania é um ingresso.
Texto II
Qualquer vida é muita dentro da floresta
Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente. A floresta está sempre em movimento. Há uma vida dentro dela que se transforma |
|
05
|
sem parar.
Vem o vento. Vem a chuva. Caem as folhas. E nascem novas folhas. |
10
|
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento. Os pássaros deixam cair as sementes. Das sementes nascem novas árvores. As luzes dos vaga-lumes são estrelas na |
15
|
terra.
E com o sol vem o dia. Esquenta a mata. Ilumina as folhas. Tudo tem cor e movimento. |
QUESTÃO
4 (Identificar
o assunto de um texto)
A
ideia central do texto é
(A) a chuva na floresta.
(B) a importância do Sol.
(C) a vida na floresta.
(D) o movimento das águas.
(A) a chuva na floresta.
(B) a importância do Sol.
(C) a vida na floresta.
(D) o movimento das águas.
QUESTÃO
5
(Relacionar
partes do texto).
No
trecho "Há uma vida dentro dela
que se transforma sem parar" (v. 4-5), a palavra sublinhada
refere-se à
(A) floresta.
(B) chuva.
(C) terra.
(D) cor.
(A) floresta.
(B) chuva.
(C) terra.
(D) cor.
QUESTÃO
6
(Descobrir
relações de causalidade no texto)
O que diz o trecho
"Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento."
acontece porque
"Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento."
acontece porque
(A)
aparecem estrelas.
(B) brotam flores.
(C) chega o sol.
(D) vem o vento.
(B) brotam flores.
(C) chega o sol.
(D) vem o vento.
Texto
III
A
boneca Guilhermina
Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua. MUILAERT, A. A Boneca Guilhermina. In: As Reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum - Vol. 8.
QUESTÃO 7 (Identificar o sentido de uma palavra ou expressão)
Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua. MUILAERT, A. A Boneca Guilhermina. In: As Reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum - Vol. 8.
QUESTÃO 7 (Identificar o sentido de uma palavra ou expressão)
No
trecho "Mas quando ela chora, eu
não aguento"
(l. 7), a expressão sublinhada significa, em relação à dona da
boneca, sentimento de
(A)
paciência.
(B) pena.
(C) raiva.
(D) solidão.
(B) pena.
(C) raiva.
(D) solidão.
QUESTÃO
8 (Distinguir
um fato de uma opinião)
Indique
a opção que expressa uma opinião do narrador, e não um fato.
(A)
“ Esta é a minha boneca, a Guilhermina”
(B)
“ Na hora de dormir, reclama um pouco”
(C)
“ Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo”
(D)
“A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua. “
QUESTÃO
9 (Compreender o valor
semântico de conectores)
Na
passagem “ Mas depois
que pega no sono, dorme a noite inteira”, o conector destacado
poderia, sem mudança de sentido, ser substituído por:
(A)
Então
(B)
Porque
(C)
Porém
(D)
Por isso
Texto
IV
Feias,
sujas e imbatíveis (fragmento)
As
baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos,
sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar? Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a |
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05
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chegada
do verão e achar que essa é a melhor estação do ano.
E realmente
seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas. |
10
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Nessa
época do ano, as chances de dar de cara com a
visitante
indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores. |
Revista
Galileu.
Rio de Janeiro: Globo, nº 151, fevereiro de 2004, p. 26.
QUESTÃO
10 (Identificar marcas
linguísticas)
A
expressão "Vai encarar?" (l. 3) é marca de linguagem
(A)
científica.
(B) formal.
(C) informal.
(D) regional.
(B) formal.
(C) informal.
(D) regional.
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