quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Avaliação de Matemática

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA

7º ANO:

1.) Bruna fez uma prova de Matemática de 40 questões, das quais ela acertou apenas 14. Indique a porcentagem de acertos de Bruna nessa prova.

2.) O professor Diego, mentor do time Gentileza, “soltou a voz” no videokê e encantou seus alunos com seu talento para a música. Considerando que há 20 alunos nesse time e que 16 alunos gostaram da apresentação do Diego, indique a porcentagem de alunos que não aprovaram a performance do professor.

3.) Analisando as embalagens de refrigerante abaixo e considerando que a embalagem menor custa R$3,50 e que a embalagem maior custa R$6,00, responda às questões abaixo:


 

a) Quanto custa a quantia de 100ml desse refrigerante na embalagem menor?

b) Quanto custa a quantia de 100 ml desse refrigerante na embalagem maior?

c) Com base nas respostas anteriores, indique qual é embalagem proporcionalmente mais barata.


8º ANO:

1.) O professor Sérgio convidou a professora Rosilane para um jantar, no qual gastou um quinto do dinheiro que possuía. Sabendo-se que após esse jantar Sérgio ficou com R$400,00 em sua conta, indique a quantia de dinheiro que Sérgio possuía antes desse encontro.

2.) Escreva uma equação que expresse os dados dos problemas abaixo e, em seguida, resolva a equação:
a) Gilberto pagou R$1.200,00 por uma televisão. Ele pagou R$200,00 de entrada e o restante foi dividido em 5 prestações iguais. Indique o valor de cada prestação.

b) O dobro de um número somado com o triplo dele é 100. Que número é esse?

3.) Determine o valor de x na equação 2x + 4y = 16, para y = 2.

4.) Agora represente, no gráfico abaixo, três pares ordenados que são soluções da equação 2x + 4y = 16.


 


9º ANO:

1.) Encontre as raízes da equação 2x² – 4x – 6 = 0.

2.) A partir da função f(x) = x² – 3x – 10, determine:
a) f (-2) =

b) f (1) =

3.) Quais são os valores de x para os quais a função f (x) = x² – 2x – 1, sendo f (x) = 2.

4.) Encontre os zeros da função f (x) = -2x² – x + 1.


 

 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

DESCRITORES DE MATEMÁTICA - 4º BIMESTRE

7° ANO
1) Aplicar as ideias de razão. (páginas 33 à 35)

2) Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.
(página 34 e 35)

3) Resolver problema que envolva porcentagem.
(página 2)

4) Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
(páginas 36, 37 e 38)

5) Aplicar noções de juros simples em situações problema.
(página 11 e 12)

6) Resolver problemas que envolvam juros simples.
(páginas 13, 14 e 15)

7) Determinar a raiz de uma equação.
(página 21 e 22)

8) Verificar se um número é raiz de uma equação.
(pág 21).

9) Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números e/ou figuras (padrões).
(páginas 16, 17 e 18)

10) Identificar uma equação ou inequação do 1° grau que expressa um problema.
(página 23)

11) Resolver problema que envolva equação do 1° grau.

12) Identificar um sistema de equações do 1° grau que expressa um problema
( (páginas 24 a 28)




8° ANO

1) Aplicar a propriedade do ângulo externo.
(página 25)

2) identificar propriedades de triângulos pela comparação de lados e de ângulos.
( página 21, 22, 23, 24, 25 )

3) Reconhecer alturas, medianas ou bissetrizes de um triângulo.
(página 18, 19, 20)

4) Resolver problema que envolva congruência de triângulos.
(página 21 a 24)

5) Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida.
(páginas 33 e 34)

6) Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
(página 33)

7) Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
(páginas 33 e 34)

8) Reconhecer círculo/círcunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
(páginas 36 em diante)

9) Resolver problema que envolva porcentagem.
(livro didático 7° ano paginas 294 a 296)

10) Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
(paginas 29 e 30)

11) Ler informações e dados apresentados em gráficos e/ou tabelas.
(Páginas 29 e 30)

12) Identificar situações em que são aplicáveis os produtos notáveis.
(página 28 – exercício 5)

13) Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
(páginas 5, 6 e 7)

14) Identificar um sistema de equações do 1° grau que expressa um problema.
(página 12)

15) Identificar a relação entre as representações algébricas e geométrica de um sistema de equações do 1° grau.
(páginas 8, 9, 10 e 11)

9° ANO .


1) Associar informações apresentadas em listas/tabelas aos gráficos que as representam. (não tem na apostila /// livro didático páginas 19, 20 e 21)

2) Resolver uma equação do 2° grau.
(apostila páginas 2 e 3)

3) Verificar se um número é raiz de uma equação.
(não tem na apostila /// livro didático página 129)
4) Reconhecer quando uma sentença representa uma função polinomial do 2° grau.
(apostila páginas 4)

5) Reconhecer o gráfico de uma função quadrática.
(apostila página 9, 10, 11 e 12)

6) Determinar os zeros da função polinomial do 2° grau.
(apostila páginas 7 e 8)

7) Interpretar gráficos de funções do 2° grau (concavidades).
(apostila página 10)


8) Determinar o ponto do vértice de uma parábola que representa uma função do 2° grau. (apostila páginas 15, 16 e 17)

9) Resolver problema que envolva uma função quadrática.
( não tem na apostila /// livro didático: página 188 exercícios 1, 2 e 3)


10) Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
( apostila páginas 23 e 24 )


11) Resolver problema que envolva comprimento de uma circunferência.
(apostila páginas 25 )


12) Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas (círculo).
(apostila página 26 e 27)

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

DESCRITORES DE CIÊNCIAS - 4º BIMESTRE

DESCRITORES DE CIÊNCIAS 

7.° ANO
- Aplicar os conhecimentos dos ciclos de vida dos vermes às medidas profiláticas.
- Associar a prole dos seres vivos às adaptações de cada classe de vertebrados.
- Caracterizar os filos porífera e cnidária.
- Classificar animais em grupos, a partir de critérios dados.
- Comparar as formas de alimentação, crescimento e desenvolvimento dos vertebrados.
- Correlacionar o habitat do ser vivo com as suas adaptações.
- Reconhecer o conceito de biodiversidade aliado à evolução.
- Diferenciar os animais vertebrados dos invertebrados.
- Diferenciar os vermes dos filos platelminto e nematódeos pelas suas características morfológicas.
- Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas dos seres vivos.
- Reconhecer estruturas características dos artrópodes e suas funções.
- Reconhecer que os órgãos têm uma função específica.

 
8.° ANO
- Compreender a ação dos atos reflexos na defesa do organismo.
- Identificar as diversas funções do corpo controladas pelas áreas cerebrais.
- Identificar as principais funções da pele relativas à proteção e à defesa do organismo.
- Identificar as reações do organismo coordenadas pelo Sistema Nervoso Central.
- Identificar órgãos do sistema endócrino através de gravuras e esquemas ilustrativos.
- Identificar órgãos do sistema nervoso, por meio de esquemas ou de figuras ilustrativas, relacionando-os às respectivas funções.
- Identificar os órgãos dos sentidos, relacionando-os à percepção dos estímulos ambientais.
- Identificar, em representações figurativas, as camadas da pele.
- Reconhecer a organização do sistema nervoso central periférico e autônomo e suas estruturas de proteção.
- Reconhecer o neurônio como unidade morfofisiológica básica do sistema nervoso e suas estruturas.
- Reconhecer os mecanismos de condução do estímulo nervoso ao longo do neurônio.


9º ANO
- Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade, em função de seus usos, e relacioná-las aos respectivos consumos de energia.
- Descrever diferentes fenômenos, situações e/ou experimentos que envolvam interações magnéticas.
- Identificar as fontes de propagação da luz.
- Identificar as fontes de propagação das ondas sonoras, sua intensidade e as diversas formas de atenuar os efeitos da poluição sonora.
- Identificar os diferentes tipos de ondas sonoras, suas intensidades, frequências e velocidades de propagação.
- Identificar as aplicações dos materiais condutores de eletricidade e diferenciá-los dos materiais que são isolantes elétricos.
- Identificar os principais meios de produção, de propagação e de detecção de ondas sonoras.
- Identificar as propriedades térmicas dos materiais e/ou os processos de trocas de calor que justificam a escolha apropriada de objetos e utensílios, de acordo com suas finalidades.
- Reconhecer a importância do uso adequado e consciente da energia elétrica no dia a dia e as formas de obtê-la.
- Reconhecer as propriedades da luz – reflexão, refração e absorção – em situações práticas cotidianas.
- Reconhecer os principais meios de produção e de propagação da luz.
- Relacionar as cores do arco-íris à decomposição da luz solar que ocorre nas gotículas de água em suspensão na atmosfera.
- Relacionar o aquecimento/resfriamento de um corpo ao aumento/diminuição de sua temperatura e ao recebimento/perda de energia (ou calor).
-Transformar escalas termométricas, distinguindo os procedimentos de medida e de controle da temperatura.

DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 4º BIMESTRE

DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

7º ANO
- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade..
- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
- Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Identificar o tema de um texto.
- Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
- Inferir uma informação implícita em um texto.
- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
- Localizar informações explícitas em um texto.
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação, na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.


8º ANO 
- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
- Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
- Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.
- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Identificar o tema de um texto.
- Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
- Inferir uma informação implícita em um texto.
- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.
- Localizar informações explícitas em um texto.
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração dos recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.


9º ANO 
- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
- Estabelecer relação entre a tese e os argumentos utilizados para sustentá-la.
- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
- Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.
- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
- Inferir uma informação implícita em um texto.
- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinho, foto etc.).
- Localizar informações explícitas em um texto.
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.
- Reconhecer o efeito do sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.